sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A síndrome e as espinhas

Quem acompanha o blog Vintage69 – com o qual O Planeta é nosso! tem uma afinidade, digamos, de sangue – sabe que a Fê está afastada por um tempo em razão de uma crise de tendinite. Está se recuperando. Esse fato serve de alerta pra todos nós, que lidamos com computadores, por trabalho ou por lazer. Mas o nome científico do problema dela é Síndrome do Túnel do Carpo e, a propósito do nome “síndrome” me lembrei de um historinha dos anos 80 (mais uma vez).

Lá pelo final de 1982 (é proibido fazer o cálculo do tempo) começaram a falar numa tal doença sexualmente transmissível e fatal, que ainda não chegara ao Brasil – e que alguns anos depois vitimaria muita gente, inclusive vários famosos – . Sabia-se pouco sobre a tal doença. Mas era certo que se espalhava mais entre os gays, o que poderia ser uma dupla desgraça na vida do cara que pegasse aquilo: estar condenado e, ainda que depois de morto e sem chance de defesa, ser taxado de homossexual. Mas um dia um colega aparece para a aula de educação física com uma baita duma espinha na cara, grande mesmo, coberta acho que por dois band-aids. Disse que tentou espremer e o negócio inflamou. O pessoal ficou meio impressionado. Começou a aula e estamos nós naquela função de formar fila, tirar distância (reflexo do militarismo da época?), quando um magrão muito folgado da turma fala meio baixinho, como se contasse um segredo: O Zé tá com a síndrome... Resultado: gargalhadas, todo mundo fora de forma e em seguida “pagando” muitos apoios, já que o professor estava por fora da história.

Aquela vez deu para rir por causa da AIDS, mas depois ela virou quase uma peste dos anos 80. Deixo os sentimentos e um pedido de desculpas pela brincadeira se alguém sofreu mais de perto com esse problema. É o registro da época. Pra descontrair, um som da época, ZZ Top - Legs!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails