quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Os filmes de sci-fi da Hammer - parte 1



por Quatermass


O cinema de ficção inglês já teve sua fase de ouro, mais precisamente na década de cinqüenta, quando, numa incrível sucessão, foram produzidos três dos melhores filmes do gênero.


O primeiro, The Quatermass Xperiment (Terror que Mata - 1955), introduz na tela grande a figura do Dr. Quatermass, criado pelo genial Nigel Kneale, que adaptou da televisão um episódio exibido pela BBC: ao retornar do espaço, o único sobrevivente de uma espaçonave traz consigo o mistério que dizimou a tripulação.


O segundo, uma pequena jóia esquecida pela crítica e fãs do gênero, X the Unknow (1956) – precursor do americaníssimo A Bolha Assassina (The Bloob), que, inclusive cheguei a ver na prateleira da Livraria Cultura, aqui em POA, em 2006 (DVDs importados).


O terceiro, e o melhor de todos, Quatermass 2 (1957), na verdade, produzido um ano antes, imediatamente após as filmagens do X the Unknow: ao investigar o desaparecimento de seu assistente, próximo a uma fábrica de alimentos, Quatermass descobre o que realmente é processado. Este último filme consagrou a Hammer a nível mundial, diga-se, USA, já que realmente, possui clima de paranóia alienígena incrível, lembrando o saudoso Arquivo X (só que filmado quarenta anos antes de Chris Carte

r bolar o seriado). Até mais.

A seqüência a seguir é a abertura da primeira temporada de Quatermass Xperiment, o seriado original da BBC, de 1953!


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails