terça-feira, 2 de maio de 2017

MÚSICA DAS ESTRELAS





Os bons filmes geralmente se fazem acompanhar de boas trilhas sonoras e, em muitos casos, filme e música formam um conjunto inseparável ! É o caso da saga Star Wars. Por mérito do maestro John Williams


Protagonista de um currículo impressionante, Williams compôs quase todas as trilhas da franquia - a exceção é Rogue One, assinada por Michael Giacchino - e muitas outras, como as músicas dos quatro filmes de Indiana Jones; os três primeiros de Harry Potter E. T.;  o primeiro longa do Superman; Jurassic Park... E por aí vai ! A lista é longa.



Em termos de premiações, vale registrar que o maestro atingiu a impressionante marca de 50 indicações para o Oscar ! Dizem que fica atrás apenas de Walt Disney. Levou cinco estatuetas para casa.



As trilhas de John Williams tem morada certa na memória afetiva de todo nerd Inclusive dos mais antigos. Lembram dos temas dos seriados Perdidos no Espaço, Túnel do Tempo e Terra de Gigantes ? Legais, não ? Composições dele ! Na época em que era creditado como Johny Williams.  



Mas nosso querido maestro tem uma relação especial com Guerra nas Estrelas. Tanto assim que já se ofereceu para compor as músicas do Episódio VIII. Isso que já passou dos 84 anos ! Será obra da Força ?


Recentemente, John Williams apareceu de surpresa na Star Wars Celebration, ocasião em que regeu a Orquestra Filarmônica de Orlando num miniconcerto que homenageou Carrie Fischer e apresentou os principais temas da franquia. Show !




sábado, 8 de abril de 2017

UM POUCO DE CIÊNCIA SOBRE O FILME "A VIGILANTE DO AMANHÃ"





Sobre o tema, recomendo os vídeos do canal NERDOLOGIA.

Aqui compartilho o Nerdologia 219, que trata da "singularidade humana", mas também recomendo o Nerdologia 220, sobre "ciberguerra"

E quer saber de uma coisa ? Recomendo o canal como um todo, é muito bom ! 


https://www.youtube.com/channel/UClu474HMt895mVxZdlIHXEA


sexta-feira, 31 de março de 2017

GHOST IN THE SHELL.







Saudando o lançamento do filme (A Vigilante do Amanhã),
 lembramos o primeiro anime.
Postagem publicada originalmente em 12.11.2013




por Quatermass



O Fantasma do Futuro (Ghost in the Shell – 1995) é um anime pouco divulgado e que merece ser conhecido.


Meu primeiro contato se deu por acaso: no extinto blog Papaia Celestial, do Eudes Honorato. Esse cara é incrível: até hoje ainda não descobri como conseguia postar tantos filmes de qualidade e bem legendados diariamente. Na época (uns cinco anos atrás), ao ler a sinopse, bateu a curiosidade. Já vou adiantando que não é um desenho de fácil digestão. 




 

 


A abertura começa com a reconstrução de uma policial: o que restou de seu corpo foi embalado em uma armadura humana. Logo, para Motoko Kusanagi a questão da nudez e da feminilidade é puramente acadêmica: é como um espírito na concha), ela é líder de sua equipe e mais nada. Não há lugar para erotismo no filme; esqueça as personagens sensuais e extremamente erotizadas de Leiji Matsumoto. 







Filme feito a seis mãos – foi dirigido por Mamoru Oshii e escrito por Kazunori Itô e Masamune Shirow (criador do mangá) – é curto e grosso: um hacker chamado Mestre das Marionetes controla temporariamente suas vítimas. Elas agem como zumbis, sem se darem conta de seus atos. A Seção 9 investiga a atuação de outro grupo que possa estar atrás do controlador dos fantoches.










  



Mas o filme vai além: descobre-se que o suposto hacker nada mais é senão um programa extremamente sofisticado, para quem os humanos não passam de números. Dizem... repito, dizem... que sua abordagem cyberpunk influenciou a popular, insossa e pouco original trilogia Matrix, dos Irmãos Wachowski. Seu visual é deslumbrante, beirando delírio. 






Criticamente falando até achei que a história bem que poderia ter se desenvolvido mais, é daqueles filmes que terminam e o espectador ainda fica aguardando o desenlace final; o enredo prende a atenção, apesar da pouca duração e trama complexa, há questões mal resolvidas que prosseguem na continuação de 2002. Como ainda não assisti o segundo filme, fica para a próxima vez! Fui!


Related Posts with Thumbnails