quarta-feira, 10 de julho de 2013

"HÁ TEMPOS": O HOLOGRAMA DE RENATO RUSSO




por Thintosecco



O show Renato Russo Sinfônico aconteceu no dia 29.06, sábado, em Brasília. Embora um tanto prejudicado por problemas técnicos, tanto no local como na transmissão pelo canal Multishow, teve vários momentos belos e emocionantes, com destaque para o surgimento do Renato em holograma, cantando a clássica canção Há Tempos.


Na verdade, não se trata de um holograma propriamente, mas de uma projeção 2D sobre vidro, numa técnica conhecida como "Peper's Ghost". A explicação simplificada dessa tecnologia pode ser encontrada no site Gizmodo. Me parece que o "realismo" do efeito depende bastante do ângulo de visão, mas impressiona em alguns momentos. Sugiro que confiram no vídeo.


De todo modo, ainda que alguém diga que imagem do Renato foi "de mentira", sua música continua muito "de verdade". As músicas da Legião Urbana tem letras carregadas de emoção e inteligência de um modo que já era raro na sua época. Hoje então... 


E por falar em atualidade, a letra de Perfeição,  que foi cantada no show pelo Lobão, poderia ter sido escrita no mês passado, enquanto ocorria a Copa das Confederações nos estádios e os protestos, nas ruas. Aliás, as canções do Renato Russo são daquele tipo que "há tempos" já não se fazem mais.



1 comentários:

Chico Mazza disse...

Muito legal esse show!
Valeu por disponibilizar esse conteúdo!
Abraço!
Chico Mazza.
bitly.com/chicomazza

Related Posts with Thumbnails