quinta-feira, 28 de abril de 2011

Grandes momentos do rock: The Byrds



por Thintosecco


A banda foi formada em
1964 por Jim McGuinn (batizado como James McGuinn III, nascido em 13 de Julho de 1942 em Chicago, Illinois) (ele mudou o nome para Roger McGuinn em 1967), Gene Clark (batizado como Harold Eugene Clark, nascido em 17 de novembro de 1944 em Tipton, Missouri; morto em 24 de maio de 1991) e David Crosby (batizado como David Van Cortland Crosby, nascido em 14 de agosto de 1941 em Los Angeles).


O baixista Chris Hillman (nascido em 4 de dezembro de
1944 em Los Angeles) e o baterista Michael Clarke (batizado como Michael Dick, nascido em 3 de junho de 1946, em New York; morto em 19 de dezembro de 1993) juntaram-se a banda depois.


Em 1964, assinaram um contrato com a Columbia Records e mudaram o nome para The Byrds. Em 20 de janeiro de 1965, gravaram a canção "Mr. Tambourine Man", de autoria de Bob Dylan. A canção recebeu um tratamento elétrico, no que ficou conhecido como folk rock. Atingiu o primeiro lugar na Billboard Hot 100 e na UK Singles Chart.


O primeiro álbum da banda, que recebeu o nome da canção, contava com versões de outras três composições de Dylan ("Spanish Harlem Incident", "All I Really Want to Do" e "Chimes of Freedom"), uma versão de "The Bells of Rhymney", de Pete Seeger, além de composições próprias.


Ainda em 1965, os Byrds gravaram "Turn! Turn! Turn!", adaptação de Pete Seeger para o início do terceiro capítulo do Livro de Eclesiastes da Bíblia. A canção tornou-se o segundo número um da banda na Billboard Hot 100 e deu nome ao segundo álbum dos Byrds. (texto extraído da wikipedia).


Os Byrds são considerados os criadores do folk rock, que surgiu a partir da fusão da música de suas duas principais influências: The Beatles e Bob Dylan.


Possuíam uma sonoridade muitíssimo melodiosa, cuja fórmula incluía alguns toques especiais, como a guitarra de doze cordas dedilhada por McGuinn e o backing vocal diferente do David Crosby, que entrava e saía da harmonia de um modo que parecia haver mais do que três vozes.


Outro detalhe dos Byrds era o repertório selecionado. Interpretavam canções com letras interessantes, de compositores respeitados. Bob Dylan dispensa apresentações. Peter Seeger é um conhecido músico da cena folk, com sucessos desde as décadas anteriores e que nos anos 60 foi pioneiro na música de protesto contra a Guerra do Vietnam e pelos direitos civis.

Segue no vídeo uma apresentação histórica dos Byrds, com apresentação do ator David McCallum, para lembrar que o pop/rock dos anos 1960 não foi feito só de Beatles e Stones. Naquele tempo houveram muitos grandes artistas, como esta banda que é pouco comentada no Brasil, mas é respeitadíssima no seu país de origem e certamente muito influente na história do rock.




0 comentários:

Related Posts with Thumbnails