domingo, 17 de abril de 2011

CAÇADORES DE SATÉLITES




por Thintosecco


Esta semana foi notícia o avistamento de suposto ovni nos céus de Erechim, no norte do RS, que inclusive foi registrado em vídeo. Porém o enigma logo foi solucionado: tratava-se da Estação Espacial Internacional, em órbita a 350 km da Terra e refletindo a luz do sol em sua passagem sobre o sul do Brasil.



A princípio a explicação me pareceu mirabolante, ao estilo "Livro Azul", retratado no antigo seriado Projeto UFO, onde surgiam respostas do tipo " o reflexo da luz de vênus sobre gases dos pântanos" ou coisa assim, aliás muito bem satirizadas nos filmes da franquia Men in Black. As explicações eram às vezes mais incríveis que a própria hipótese extraterrestre!


Mas era mesmo a ISS. Há diversos vídeos no You Tube que registram a passagem da Estação Espacial com imagens semelhantes, podem conferir. E não foram feitos ao acaso.


A NASA fornece informações sobre datas e horários em que a INSS - e outros satélites - pode ser vista sobre determinada região do planeta, dados que podem ser acessados neste site. Então os "caçadores de satélites", aguardam a ocasião para observar e registrar a passagem da estação ou dos satélites.



A propósito, essa história me esclareceu uma antiga dúvida, já que houve um tempo em que morei afastado da cidade e muitas vezes vi luzes que cruzavam o céu de horizonte a horizonte, muito mais alto e mais rápido que os aviões. Muitos diziam que se tratavam de satélites, mas alguns afirmavam, equivocadamente, que eles não eram visíveis. Reflexos de outros planetas é que com certeza não eram... Valeu!



0 comentários:

Related Posts with Thumbnails