domingo, 4 de julho de 2010

SÊNECA E AS LIÇÕES DOS MESTRES




por Thintosecco





Há alguns dias coloquei aqui no blog algumas reflexões do pensador indiano Jiddu Krishnamurti. São palavras que realmente impressionam por sua clareza e nos convidam a buscar a verdade por nós mesmos.

Porém também é verdade que os ensinamentos dos mestres são muito bem-vindos.
Hoje vou de novo aproveitar o espaço eclético deste blog para transcrever palavras de um outro filósofo. Antigo no tempo, mas atual no conteúdo. 





Sêneca estudou o Direito Romano e chegou a atuar na Justiça Criminal, mas dedicou-se mesmo ao estudo da filosofia, sobretudo no campo da Ética.Embora vivendo num perído bem dificil do Império Romano (foi contemporâneo dos imperadores Calígula, Cláudio e Nero, de quem foi preceptor) pregou o estudo e a prática da Moral, baseada na razão.


O filósofo escreveu diversos livros, como: A Tranquilidade da Alma, A Clemência, Os Benefícios e A Vida Feliz (De Vita Beata). Foi deste último que extraí o texto a seguir, que compartilho com os amigos:




"Segundo todos os estóicos, eu sigo a natureza. É sabedoria não se afastar dela e adequar-se às suas leis e ao seu exemplo. É, pois, feliz a vida que está conforme a própria natureza.

Isso só pode acontecer, antes de tudo, se a mente for sã e estiver na plena posse de suas faculdades; se for verdadeiramente forte; decididamente paciente; adaptável às circunstâncias do tempo; atenta ao corpo e a tudo que o tange, mas sem ansiedade; amante das vantagens que aprimoram a qualidade da vida, mas com a devida precaução; enfim, pronta para servir-se dos dons da sorte sem dela tornar-se escravo.

Cuida de entender por ti mesmo, ainda que eu nada antecipe.

Importa perseguir a perpétua tranquilidade, a liberdade, removendo as causas da irritação e do temor.

No lugar dos prazeres pequenos e efêmeros que são mesquinhos e danosos, sobrevenha alegria expansiva, imperturbável, constante, seguida da paz na harmonia da alma, unida pela grandeza da mansidão.

Aliás, qualquer tipo de perversidade resulta de alguma deficiência."


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails