domingo, 10 de janeiro de 2010

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE AVATAR





Thintosecco



Enfim, assisti - no final de semana passado - a tão esperada produção de James Cameron.



Nos tempos atuais não vou ao cinema com tanta frequência, seja por questão de tempo, dinheiro ou comodismo. Mas decidi que com Avatar seria diferente. Investi numa sessão em 3D e já na fila me percebi com uma expectativa que há muito não sentia. Lembrei dos velhos tempos do Exterminador do Futuro (I e II), de Aliens, o Resgate ou mesmo de O Segredo do Abismo.


Assisti ao filme “vacinado” por alguns comentários que havia lido, que “desceram a lenha” no roteiro. O fato é que, mesmo que o filme não tivesse argumento algum, o ingresso já estaria pago apenas pela parte técnica: o efeito 3D é muito bem feito e a gente se sente realmente próximo dos personagens. O visual do planeta Pandora, todo virtual, é riquíssimo, muito bonito. Nessa parte, a qualidade de Avatar é indiscutível.




Quanto à história, se formos exigentes acabaremos por dizer que é fraca, já que há muitos elementos e seqüências já vistas em outras obras. Mas acho que cabe aqui nos olharmos no espelho e reconhecer que a galera nerd é exigente pacas. Imagine então os mais antigos, que já assistiram centenas de filmes, sem falar em quadrinhos e livros de sci-fi!


Por outro lado, Avatar é uma produção caríssima que precisa se pagar e ainda dar lucro aos produtores. O James Cameron não poderia fazer um filme que fosse sua obra-prima, um clássico da ficção científica, etc. e tal... só para satisfazer a si próprio e mais um grupo limitado de aficcionados do gênero. Para ser viável comercialmente, obviamente teria que fazer muitas concessões, indo na direção da velha fórmula “para agradar a toda a família”. Vêm então os clichês.



Mas nem tudo está perdido: numa produção desse tipo a questão é saber dosar as coisas. Fazer um bom filme, com certa dose de originalidade e conteúdo, que ao mesmo tempo agrade às massas que vão aos cinemas e compram/alugam DVDs. Foi o que fez o Cameron, conseguindo realizar, como nos velhos tempos, mais um bom filme de ficção. Avatar pode não ser todo aquele filmaço que esperávamos, mas está longe de ser descartável. Valeu, James Cameron: Avatar está recomendado.


1 comentários:

Lucas Pimenta disse...

Olá Thintosecco, beleza?

Sei que não é o lugar ideal para essa mensagem, mais como não achei seu e-mail, vai aqui mesmo.

Sou um dos responsaveis pelo KEN PARKERBlog, e como vi no blog Idéias de Jeca-Tatu que você é fã do personagem,v im convidá-lo para visitar o blog.

http://kenparker.blogspot.com

Aguardo sua visita.

Grande abraço,

Lucas Pimenta

Related Posts with Thumbnails