sábado, 28 de novembro de 2009

O ALQUIMISTA JORGE BEN JOR




"A música de Jorge Ben tem uma importância única na música brasileira por incorporar elementos novos no suíngue e na maneira de tocar violão, trazendo muito do rock, soul e funk norte-americanos e ainda com influências árabes e africanas, que vieram através de sua mãe, nascida na Etiópia. Suas levadas vocais e instrumentais influenciaram muito o sambalanço e fizeram escola.

"Jorge Duílio Lima Meneses (Rio de Janeiro, 22 de março de 1942), conhecido como Jorge Ben e atualmente Jorge Ben Jor é um guitarrista, cantor e compositor popular brasileiro. Seu estilo característico possui diversos elementos, entre eles: rock and roll, samba (samba rock), bossa nova, jazz, maracatu, funk e até mesmo hip hop, com letras que misturam humor e sátira. Inclui muitas vezes temas esotéricos em suas canções.

'Ainda nos anos 70, Jorge Ben lançou álbuns mais esotéricos e experimentais, como A Tábua de Esmeralda (1974), Solta o Pavão (1975) e África Brasil (1976). Embora não obtivessem sucesso comercial, estes álbuns são considerados clássicos da música brasileira."(Leia mais na Wikipedia).





Gosto muito da fase alquimista do Jorge Ben (nessa época ainda não havia o "Jor"). O álbum Tábua de Esmeralda - para quem tem ouvidos para ouvir - é fantástico. Seria uma obra para analisar - como fazíamos com os discos do Pink Floyd ou dos Beatles - faixa por faixa, nos detalhes.

Além do incomum dos ritmos e arranjos e do esoterismo das letras, outra curiosidade dos trabalhos antigos do Ben Jor são as referências frequentes a histórias de príncipes e princesas. Curiosamente, dizem que seus antepassados pertenciam à família real da Etiópia.

Por tudo isso, recomendo conhecer a versão original de Zumbi, do álbum "Tábua de Esmeralda". Segue o clássico "Os alquimistas estão chegando e ainda a supreendente "Brother".







Links:

Sacundinbenblog

Somdobaum

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails