sábado, 3 de outubro de 2009

A COLEÇÃO DO TEX




Foi no dia 30 de setembro de 1948 que surgiu a primeira história de Tex. Chamava-se 'Il Totem Misterioso". Com o balão "Por todos os diabos, será que ainda estão nas minhas costas?", começava a saga de um dos mais famosos cowboys dos quadrinhos.



No começo, o personagem
criado pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini cavalgava sozinho, seu cavalo Dinamite nem tinha nome e ele era fora-da-lei. Aas histórias eram publicadas no formato de tiras com no máximo 3 quadrinhos. Cada semana saía um gibi com 32 páginas (32 tiras) e uma aventura levava várias semanas para chegar ao fim. (fonte: Wikipedia)

No Brasil sua revista estreou em fevereiro de 1971 pela editora Vecchi, que publicou o personagem até a edição #164, em agosto de 1983. Num fato raro no Brasil, sua revista mudou várias vezes de editora sem ter a numeração zerada. Assim, em setembro de 1983, Tex começou a ser publicado pela RGE, período que durou até dezembro de 1986 com a edição #206. Em janeiro de 1987 o personagem estreou na Editora Globo, onde prosseguiu até a edição #350 em dezembro de 1998. Em janeiro de 1999 Tex chegou à Editora Mythos. (fonte: HQmaniacs)

Tex ocupa um espaço especial no universo dos quadrinhos. Tem muita gente que não lê nada mais de quadrinhos, a não ser o Tex. Possivelmente Tex Willer seja a mais perfeita encarnação do mito do cowboy. O ranger beira a perfeição: uma espécie de John Wayne sem barriga ou um homem-de-marlboro que não fuma. Sendo fiel a um mito, ganha a eternidade. Publicado há 60 anos, segue firme no mercado e com muito fôlego. Há muitos méritos nos quadrinhos de Tex: as histórias são baseadas em pesquisas históricas e bem construídas. E o personagem ainda cumpre um importante papel na história dos quadrinhos: propiciou o desenvolvimento da indústria dos fumetti, os quadrinhos produzidos na Itália que deram origem a outros personagens cults, como Ken Parker, Dylan Dog, Mágico Vento, etc. O Tex também já apareceu no cinema, nos anos 80, interpretado por Giuliano Gemma. Para saber mais sobre o Tex, recomendo o site do Tex no Brasil: http://www.texbr.com.

Faço agora o meu comercial. Temos um amigo que está se desfazendo de sua coleção, que vai desde o n° 01 até além do n° 200 - são edições das editoras Vecchi (a maioria da 2ª edição, mas inclui vários números da 1ª) , RGE e Globo, cujo estado varia entre o regular e o ótimo. Aceita ofertas. Quem estiver a fim, pode entrar em contato pelo e-mail do blog: o planetaehnosso@gmail.com.


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails