sábado, 6 de junho de 2009

LUTANDO CONTRA DRAGÕES


Este é um postzinho básico enquanto tento resolver um problema com a minha máquina e por isso os próximos posts podem demorar um pouco.


Enquanto isso, "para variar" o You Tube segue cedendo a pressões de gravadoras/produtoras e deletando vídeos ditos de "direitos reservados" ou que tem "copyright". A última vítima postada neste blog foi um clipe com música e cenas do filme "De Volta Para o Futuro". Sabem, acho isso um saco! Não sou a favor da pirataria, mas do conteúdo livre (ou domínio público, como sempre foi chamado).

Não acho certo copiar e baixar músicas e filmes novos, lançamentos, que recém chegaram aos cinemas ou às locadoras. Mas também considero um absurdo o exercício abusivo do direito de propriedade, em prejuízo da divulgação da cultura! No caso de Back to the Future, se trata de um filme (e trilha) lançados há mais de vinte anos.

casos mais graves, em que a indústria quer faturar em cima de obras com quarenta, cinquenta ou mais anos de idade, e com isso priva muitos de conhecerem obras importantes e que já deveriam ser de domínio público.

Cito outros dois casos que aconteceram comigo e, em consequência, com este blog: Certa vez postei algo sobre o escritor Malba Tahan e coloquei para download sua obra mais famosa (e clássico imperdível): O Homem Que Calculava, em pdf. Há alguns dias recebi uma advertência do 4shared onde estava hospedado e de onde foi deletado!




Outro exemplo (outro crime) foi a postagem sobre o desenho japonês "O Pequeno Príncipe e o Dragão de Oito Cabeças", comentado pelo Quatermass no ano passado, ocasião em que colocamos vídeos do You Tube com trechos do filme e que muita gente gostou!

Só que, muito embora aquela maravilhosa animação (dos anos 60!) não esteja disponível para venda ou locação, os vídeos foram deletados do You Tube, por requisição da "gloriosa" Sony, sob alegação de que tem direitos sobre a obra. Bem, daí que eu tinha comigo um trecho e coloquei lá no 4shared para trazer de volta ao blog. Sabem o que aconteceu? Bloqueado!

Pois bem. Me indignei. Então, só para contrariar, vai aí, de novo, o vídeo do Príncipe Suzano! Aproveitem, não sei quanto vai durar.



Príncipe Suzano_1963
Enviado por Tioguara. - Ver os videos os mais originais da rede

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, qta saudades da minha infancia ao rever o trecho desse filme. Alguém por um acaso tem ele completo , Agradeceria muito.

freg2000@hotmail.com

Raul de Sá disse...

Sensacional! Da última vez em que vi este Desenho, foi na minha infância.

Related Posts with Thumbnails