sexta-feira, 8 de maio de 2009

Os 10 lugares mais "alienígenas" da Terra


By Mrox




1. Córrego do Sangue Quente (Jigoku Red Hell), Japão.


O Córrego do Sangue Quente é um dos “infernos” (jigoku) da cidade de Beppu, no Japão. São nove termas que na realidade são mais para se ver do que para se banhar. A paisagem inclui um lago de água vermelha e quente, colorida pelo ferro presente na água.


2. Vales Secos (Dry Valleys), Antártida.


De acordo com alguns cientistas, a região dos Vales Secos da Antártida, é o lugar na Terra que mais se aproxima com que seria a paisagem de Marte. A região quase nunca tem neve, e exceto por algumas planícies rochosas, é a única parte continental da Antártida que não é formada de gelo. O chão dos vales apresenta alguns lagos permanentemente congelados, com vários metros de espessura, e sob esse gelo vivem alguns organismos extremamente simples, que são objetos de estudo.


3. As Cavernas de Gelo de Eisriesenwelt, Áustria.


As cavernas de gelo de Eisriesenwelt são as maiores do mundo. Se estendem por 40 quilômetros, mas apenas uma porção desse imenso labirinto é aberta à visitação de turistas.


4. Estrutura Richat (Richat Structure), Mauritânia.


Essa espetacular formação na Mauritânia fica a sudoeste do deserto do Saara. É tão grande que é visível do espaço, com um diâmetro de 30 milhas. Achava-se que a formação havia sido causada pelo impacto de um meteorito que caíra na região, mas agora se concluiu que é resultado de erosão. Porém, a causa exata de sua formação circular ainda permanece um mistério.


5. Floresta de Pedras (Shilin), China
.


A floresta de pedras (shilin, em mandarim), é formada por pedras lisas e circundadas por água que cobre o chão. A água causa erosão em tudo, menos nos pilares. A Floresta de Pedras é conhecida desde a Dinastia Ming como a Primeira Maravilha do Mundo.


6. Lango Manchado (Kliluk Lake), Canadá.


No quente sol de verão, a água do Lago Manchado evapora e os minerais contidos nela são cristalizados. Isso causa a formação de vários círculos com bordas brancas: piscinas rasas que refletem o conteúdo mineral da água em tons de verde e azul. Essa água contém uma das maiores concentrações de minerais do mundo: sulfato de magnésio, cálcio e sulfato de sódio, e mais traços de outros minerais, como titânio e prata. Os índios canadenses se banhavam nessas águas e na lama do lago para curarem feridas.


7. Rio Tinto, Espanha
.


As minas gigantes a céu aberto, criam um ambiente surreal, transformando a paisagem à algo similar ao que veríamos na Lua, por exemplo. O crescimento do rio não consumiu apenas montanhas e vales, mas adentrou terras de vilas. O rio teve o nome tirado da cor de suas águas, praticamente vermelhas e extremamente ácidas (com pH variando entre 1.7 e 2.5), e ricas em metais.


8. Salinas de Uyuni, Bolívia.


A saleira de Uyuni é, talvez, uma das mais espetaculares paisagens do mundo. Uma área magnífica com um impressionante deserto de sal (o maior do mundo), vulcões ativos e gêiseres - como uma miragem alienígena, completamente fora da realidade.


9. Ilha Socotra, Oceano Índico.


Essa ilha simplesmente dispensa qualquer noção do que é considerado “normal” para uma paisagem terrestre. Se alguém acordasse lá, provavelmente pensaria que está em outro planeta, ou pelo menos, em alguma era remota. Socotra é parte de um arquipélago que ficou geograficamente isolado da África há cerca de 6 ou 7 milhões de anos. Como nas ilhas Galápagos, possui cerca de 700 espécies raras e muito diferentes. O clima é árido, e mesmo assim lá estão exemplares incríveis de plantas - algumas espécies simplesmente não apresentaram variações nos últimos 20 milhões de anos!


10. Vale da Lua, Brasil.


O Vale da Lua é uma formação rochosa que foi esculpida pela erosão da água, e cheia de piscinas naturais. Está localizada a 38 km de Alto Paraíso (GO). Suas formações rochosas são umas das mais antigas do planeta, formadas por quartzo e outros cristais.

2 comentários:

Taiguara disse...

Muito legal.
A Terra é, em si mesma, um show!

Dr. Phibes disse...

thintosecco e demais planetários, tem uma para lá no bizarro para vcs verem.

Related Posts with Thumbnails