sexta-feira, 21 de agosto de 2009

CHUCK BERRY



Thintosecco


Chuck Berry ou Charles Edward Anderson Berry (Saint Louis, Missouri, 18 de outubro de 1926) é apontado por muitos como o inventor do Rock and Roll. Enquanto ainda existem controvérsias sobre quem lançou o primeiro disco de rock, as primeiras gravações de Chuck Berry, como "Maybellene", de 1955, sintetizavam totalmente o formato rock and roll, combinando blues com música country e versos juvenis sobre garotas e carros, com dicção impecável e diferentes solos de guitarra. A maioria de suas gravações mais famosas foram lançadas pela Chess Records, com o pianista Johnnie Johnson, o baixista Willie Dixon e o baterista Fred Below. Juntamente com o guitarrista Berry, eles se tornaram o sumário de uma banda de rock.

Durante sua carreira ele gravaria tanto baladas românticas quanto blues, mas foi no recém-nascido rock que Berry ganhou sua fama. Ele gravou mais de trinta sucessos a aparecerem no Top Ten, e suas canções ganharam versões de centenas de músicos de blues, country e rock and roll. Entre seus clássicos podemos citar "Roll Over Beethoven", "Sweet Little Sixteen", "Route 66", "Memphis", "Johnny B. Goode" (que possui provavelmente a mais famosa introdução de guitarra da história do rock), "Nadine", entre outras. Como exemplo de sua influência profunda, podemos lembrar das bandas inglesas dos anos 60. The Beatles, Animals, Rolling Stones, entre outros, regravaram suas músicas. Os Rolling Stones literalmente basearam seu estilo de tocar rock 'n' roll no dele. Quando Keith Richards premiou Berry no Hall da Fama, disse: "É difícil pra mim apresentar Chuck Berry, porque eu copiei todos os acordes que ele já tocou!"
(fonte: wikipedia)




Vídeo clássico de Roll Over Beethoven, que também foi um sucesso dos Beatles, em sua primeira fase.




Pois A Lenda está aí! Acreditem! Do alto de seus 81 anos - e mais de 50 de rock'n'roll - o velho e bom Chuck Berry tocou dia 17 no Rio e no dia 18 em São Paulo (as imagens acima - copiadas da Globo.com - são desse show). Estará ainda no dia 20 em Curitiba e dia 21 em Porto Alegre. Velho? Que nada. Ainda chama as garotas pra dançar. O Chuck é como o bom vinho. Para aqueles que sabem apreciar!


A propósito.
Chuck Berry combina com sci-fi? Claro! No filme De Volta para o Futuro, o personagem Marty McFly toca "Johny B. Goode" no baile da escola, numa época (1955) em que o rock ainda não existia. O primo do Chuck, Marvin Berry (que estava tocando no mesmo baile com sua banda Marvin Berry and the Starlighters) liga pro Chuck para contar da "nova música que ele estava procurando". Outra curiosidade: "Sweet Little Sixteen" foi executada na Lua durante a viagem da Apolo 11.


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails