segunda-feira, 3 de agosto de 2009

PIRATAS DA INFORMÁTICA

por Quatermass


Quem é que gosta do titio Bill Gates?

Dizem as más línguas que é gênio, mas que nunca criou nada; um aproveitador de idéias alheias, principalmente de Steve Jobs; um espertalhão que blefou diante dos executivos da IBM, dizendo possuir um sistema operacional chamados DOS (e que na verdade só tinha o nome na cabeça, mais nada), permitindo surrupiar da empresa o que ela havia criado de melhor: uma interface gráfica posteriormente chamada de Windows, o mouse, e outras coisas inúteis hoje em dia. Piratas da informática (Pirates of Silicon Valley – 1999) não é daqueles semi-documentários maçantes, que para cada cena consta legenda com local, data e hora; ao contrário, a narrativa é bem dinâmica e por demais sarcástica. Basicamente, conta a história paralela de Steve Jobs e Bill Gates. No fundo, dois gênios: o primeiro, visionário; o segundo, que conseguiu transformar em dinheiro juntando um punhado de idéias alheias.


Mas sejamos francos, há méritos nisto tudo porque se dependêssemos da IBM, sua interface gráfica e o ratinho ficariam esquecidos e empoeirados para todo o sempre. Aliás, no início dos anos oitenta, quem acreditaria na popularização do computador pessoal se não fossem estes dois caras? De que adiantaria software livre, Linux & cia sem microcomputador ou uma Microsoft para apedrejar? Que vivam por muito tempo estes dois doidos. Mas veja o filme para ver como tudo realmente começou.





4 comentários:

Taiguara disse...

Gostaria de registrar que conheci este filme graças ao meu parceirão Luciano. Valeu! E cabe dizer que foi lançado em DVD no Brasil há alguns meses. Vai recomendadíssimo!

J. Anderson disse...

curti muito esse filme! :)
A cena em que o Bill Gates perde o avião e os parceiros dele lá dentro apostam que ele consegue fazer o avião voltar para embarcar na lábia é para ficar lembrada. E o loki consegue!!! faz o avião dar meia volta e buscá-lo :)))


Sucesso no blog!

Anderson
-----------------
www.cartoonshow.com.br
desenho animado brasileiro de qualidade na internet

Taiguara disse...

Na verdade, a interface gráfica e o mouse vieram da Xerox e não da IBM. E quem os "descobriu" foi o Steve Jobs. Mas esses detalhes não desmerecem o post do prof.

Unknown disse...

É um filme divertido eu gostei muito e gostei, isso me lembra da série de TV que aborda Silicon Valley mesmo tema, mas de uma forma divertida e divertido.

Related Posts with Thumbnails