domingo, 9 de março de 2008

BANANA SPLITS

por Quatermass e Thintosecco

Nestes dias, ao ver o BBB8 me deparei com algo mais interessante que a Natália e a Juliana. Mais precisamente, em 29.02.2008 (sei a data, pois escrevi este post no dia seguinte), ao reprisar o teste do líder e a vitória do Rafinha, mostraram a comemoração do adulto/adolescente e no fundo ouvia-se a trilha de um seriado dos anos sessenta: Banana Split. Foi um dos grandes seriados da Hanna-Barbera antes desta cair na terrível fase da absoluta falta de criatividade dos anos setenta e oitenta (se alguém conhecer um bom seriado do período que comente). Basicamente era apresentado por personagens fantasiados de animais, permeado por desenhos animados, como os Três Mosqueteiros e Cavaleiros da Arábia ou uma mini-série (A Ilha do Perigo).


No início de sua exibição (bem no início mesmo) lá por 1970, era fissurado na Ilha do Perigo e não dava muita bola para os bonecos. Mas o tempo foi passando e mudei de idéia. De tanto reprisar na TV Difusora/Bandeirantes (aqui em POA), passei a me interessar pelos bonecos mais que o resto. Gostava dos musicais que tocavam e das situações/visual non-sense. Por incrível que pareça, era um programa homogêneo: de regra os desenhos/filme eram ótimos. Os bonecos eram simpáticos, as situações divertidas e as canções inesquecíveis. Pra falar a verdade, suas músicas lembram muito as dos Monkees, ou seja, apesar de não possuírem a genialidade dos Beatles e serem um produto criado para televisão, distinguiam-se pela extrema qualidade e, sob certos aspectos, ficaram imortalizadas pelos fãs, críticos e diretor do Big Brother.

Na verdade, a versão de Tra-la-la song (tema dos Banana Splits) que foi executada no BBB não foi a original, mas sim a cover gravada pela Liz Phair e que faz parte do album cult Saturday Morning, lançado em meados dos anos 90. Aí está o vídeo.




Se o Quatermass gostava dos Bananas e da Ilha do Perigo, já o Thintosecco preferia os Três Mosqueteiros e, principalmente, os Cavaleiros da Arábia. Para quem quiser rever ou conhecer algumas das atrações do programa, deixo alguns links para o You Tube:

ILHA DO PERIGO

OS TRÊS MOSQUETEIROS

OS CAVALEIROS DA ARÁBIA


Pra encerrar esta postagem um tanto psicodélica, ficam alguns toques. Como o Quatermass mencionou os Monkees, sugiro ao pessoal que dê uma espiada nessa página no blog Vintage69.
E também nesta.
Aproveitem para conhecer um cara chamado Jeff Barry, que tem muito a ver com os Monkees, com os Archies, os Banana Splits e outros desenhos! Ah, deixo o link para a postagem sobre o Saturday Morning (com download) no blog Gravetos e Berlotas. Vai lá! E me despeço com mais uma cover de outro sucesso da época: Josie & The Pussycats. :)


2 comentários:

Anônimo disse...

OOOOOO Django!!!!!

Do tamanho de uma baleia!!!

Não puxem o rabo do Zazu!!!

Cara. muito bom.

às vezes dava sábado de tarde, depois do Transasom (com o Pedrinho Sirotsky).
Bons tempos!!!

Nekus Free Nature disse...

Como eu faço para conseguir gravar o seriado do banana split, você tem ele completo? meu e-mail: orlei.almeida@gmail.com
abçs.

Related Posts with Thumbnails