sábado, 9 de fevereiro de 2008

Os Replicantes

Cinema e punk rock se encontraram na Porto Alegre dos anos 80. O resultado do casamento? Algumas polêmicas e muito rock'n'roll!




Quando postava sobre o filme Blade Runner me lembrei de comentar sobre uma das bandas mais marcantes da história do rock gaúcho. Demorou um pouco, mas aqui estão eles!



Como faço às vezes – várias vezes, admito – dou a palavra para quem entende mais do assunto. No caso, vamos aproveitar alguns trechos do livro Prezados Ouvintes, do radialista Mauro Borba (ex-Ipanema FM e atualmente na Pop Rock de Canoas/RS). A propósito, trata-se de uma leitura muito recomendada!




"O Júlio Reny conta que, num certo dia do ano de 1983, o Wander Wildner chegou em sua casa dizendo que estava surgindo uma banda punk em Porto Alegre. Se o rock dos anos 80 precisava de um marco, uma data limite para o seu início, poderia ser esse dia.


A grande surpresa da nova banda era o baterista Carlos Gerbase, conhecido como professor da PUC e pelo seu trabalho com cinema. Daí para baterista dos Replicantes era uma grande diferença. Tanto que o cineasta Giba Assis Brasil, ao saber da nova atividade do seu amigo e parceiro, declarou: "o Gerbase, depois de velho, virou punk.” (...)



Os replicantes lançaram a sua primeira fita na Ipanema FM. Nicotina, nicotina no meu pulmão. Que cheiro de fumaça nesse meu blusão. E aí começou a confusão. A música virou hit imediatamente e provocou a ira de muita gente com a mesma rapidez. (...)

Mas o estrago maior ainda viria pela frente. Foi quando a banda ousou lançar Surfista Calhorda, em plena explosão do surf gaúcho, com
mais de vinte marcas, griffes e lojas do gênero comprando espaços publicitários na rádio. Alguns proprietários dessas marcas chegaram a ligar para a rádio explicando que eles não eram assim como a música descrevia. Prancha importada assombrando a meninada, corpo de atleta e rosto de baby johnson. Mas quando entra na água, é na primeira braçada, ele não surfa nada, nada, nada... Nos primeiros dias de lançamento Surfista Calhorda foi a música mais solicitada e também a mais criticada pelos ouvintes da Ipanema FM. (...) Depois vieram discos, contratos, muitos shows e as inevitáveis mudanças. (...)

Hoje o punk é passado, mas os Replicantes continuam aí, como bons
andróides que são. Contrariando todas as expectativas."




Segue o clipe de Surfista Calhorda, no You Tube. E fica um abraço pro Cléber, o batera, de quem um dia já fui colega.


(post atualizado em 12.01.2011)




0 comentários:

Related Posts with Thumbnails