quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

JOGO MORTAL






por Quatermass



Este é um filme incomum. Na verdade, tanto os personagens quanto o expectador caem na mesma armadilha do diretor Joseph Mankiewicz.



Jogo Mortal (Sleuth- 1972) conta a história de dois homens: um renomado escritor de romances policiais Andrew Wyke (Sir Lawrence Olivier), prestes a se separar; e um jovem ator Milo Tindle (Michael Caine), o novo pretendente da futura ex-esposa. Os dois se reúnem na mansão do futuro ex-marido. O primeiro, orgulhoso de suas origens e suas obras literárias; o segundo, mais humilde, é enxovalhado pelo anfitrião.


Até aí nada de novo: afinal, quem gosta de separar-se de seu bem e seus bens? Mas há uma trama montada por Sir Lawrence. Não é um daqueles filmes de sábado à noite, após o Zorra Total, em que o marido ou esposa tentam matar um ao outro; ao contrário, é um jogo de astúcia, onde o célebre autor monta outra trama policial em que ele e seu desafeto fazem parte, com um final surpreendente.



MAS NÃO PÁRA POR AÍ! Que fim levou Milo? O diretor não conta! O FILME SEGUE. Aparece um investigador à procurado do jovem ator desaparecido, cuja última referência era a visita ao nobre escritor, e as evidências da vítima começam a surgir e a fugir do controle do espertalhão. Outra trama surge. A vingança dá-se de forma surpreendente.


Vale a pena conhecer este thriller. O roteiro e os diálogos são inteligentes e sarcásticos e, pra variar, o diretor deixa dicas durante a exibição. O interessante é que não dá para rotulá-lo como policial, suspense, terror, ou o que seja, é um filme com qualidades excepcionais, que transcendem qualquer rótulo. Vale a pena tentar conhecer esta obra, que até agora só vi na TV muitos anos atrás.




3 comentários:

Anônimo disse...

Cara, este é um dos melhores filmes que eu ja´vi. Na verdade parece uma peça de teatro e os dois atores são verdadeiros monstros!!!Este filme foi o último do diretor Joseph Manckiewicz (que já tinha dirigido outros clássicos como Cleópatra e A Malvada - com Bette Davis). Li em um site (que não lembro qual) que o Kenneth Branagh vai refilmar "Sleuth", com Michael Caine fazendo o papel de Laurence Olivier e Jude Law no papel original do Michael Caine (seria o segundo papel em refilmagens que Jude Law repetiria o Michael Caine, o primeiro foi Alfie). enfim, estou caçando há tempos este filme nos Torrents da vida. Quem sabe um dia eu encontro e posto aqui. Um abraço do vizinho de Porto Alegre!!!

Taiguara disse...

Vitroncio, na verdade essa versão nova de Sleuth já saiu! Pode dar uma conferida no IMDB:
http://imdb.com/title/tt0857265/
No mais, o torrent viria bem. E, embora a internet iguale tudo, é muito bom ter mais um conterrâneo por aqui. Abraço!

Taiguara disse...

Esse filme, também conhecido como Trama Diabólica, foi disponibilizado no FARRA, neste link:
http://www.forum.clickgratis.com.br/
farra/t-6986.html

Related Posts with Thumbnails