sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

O HOMEM ILUSTRADO


"Na dualidade que se pode atribuir ao significado secreto do título desta obra, oculta-se todo o seu profundo signi­ficado — O Homem Ilustrado — ilustrado por­que contém no microcosmos do seu corpo toda a sabedoria do Universo, o segredo dessas fontes perdidas, desses mares azuis, dos terríveis sois rubros, dos cometas e das constelações, das galáxias, que se alongam até ao Infi­nito, dos homens perante o futuro è as incógnitas traçadas pela cibernética. Ilustrado, porque numa tinta mágica, indelével, o seu corpo foi marcado por sortílega operação. As dezoito histórias que se interligam nesta obra são condicionadas pelo espaço material dum livro; tal como o Universo, pode­riam expandir-se pelo Infinito, desen­volverem-se sobre si próprias... mas, deixemos isso ao cuidado da imagina­ção do leitor, depois de ler..." (do prefácio da obra)


Ray Bradbury é um dos mais famosos autores de ficção científica. Curiosamente, muitos críticos não consideram sua obra propriamente sci-fi. Aliás, o próprio Bradbury considera que escreveu um único livro de sci-fi - Fahrenheit 451 - sendo o restante mera fantasia. Mas que fantasia interessante esse The Illustrated Man! Trata-se de uma coletânea de contos, que encontram-se unidos pela estória de um homem coberto de estranhas tatuagens. Lançado em 1951, o Homem Ilustrado contém alguns contos datados - mas ainda assim muito bons - enquanto outros são impressionantemente atuais.

Encontrei esta preciosidade no Fórum PDL (Projeto Democratização da Leitura), que é um site que recomendo muito. Me desculpem os que não gostam, mas leitura é fundamental! A edição em português que está aqui é a da Coleção Argonauta, de Portugal. Inclusive a Coleção Argonauta mereceria uma (ou várias) postagens à parte. Registro que O Homem Ilustrado foi adaptado para o cinema, em 1969, mas dizem que o filme não está à altura do livro - esse eu confesso que não vi, então fico devendo. Outro detalhe curioso para quem acompanha O Planeta é nosso!: o Ray Bradbury é amigão de infância do grande mestre dos efeitos especiais, Ray Harryhausen. Fico por aqui, para não entrar numa área mais afeita ao nosso querido prof. Quatermass. Para quem quiser conhecer a obra, aqui fica o link para o arquivo no 4shared. Ah, como peguei um costume de relacionar os livros comentados no Planeta com algum amigo, este fica dedicado ao meu colega de blog! Abraço a todos!


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails