quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

TRÊS HOMENS EM CONFLITO



por Quatermass



Três Homens em Conflito (The Good, the Bad and the Ugly/Il buono, il brutto, il cattivo – 1966) não é um spaghetti western, é um western opera.



Foi o terceiro filme da trilogia iniciada por Um Punhado de Dólares (1964), seguido Por Uns Dólares a Mais (1965). Provavelmente, o ponto alto da carreira do diretor italiano Sergio Leone – tudo neste filme funciona!


Se em minha critica ao Egípcio dizia não existirem filmes perfeitos, este western está próximo de sê-lo. A direção de Leone é segura; o roteiro é ágil e criativo, os atores estão ótimos: Clint Eastwood (o bom), Lee Van Cleef (o Mau) e Eli Wallach (o feio) – todos são carismáticos; a reconstrução suja do oeste e da guerra civil americana é a mais realista e, principalmente, a trilha sonora de Enio Morricone está entre as melhores já concebidas (praticamente criando uma composição nova para cada grande cena - que não são poucas).


Uma observação: apesar do título original, todos os três protagonistas são canalhas! A versão européia possuía 3 horas de duração (lançada recentemente em DVD), tempo demais para os padrões americanos, que tiraram 20 minutos sem consentimento do diretor (versão esta exibida pela TV Globo) e a primeira lançada em DVD. O filme possui vários momentos memoráveis, com Eli Wallach (como Tuco) em todas.


Ah! Ia esquecendo, a sinopse: durante a guerra civil americana, dinheiro confederado foi roubado por um oficial sulista, que antes de morrer conta, por partes, o local para dois dos protagonistas. Daí começa a corrida pela grana!


Novamente digo: está longe de ser um “Deu a Louca no Mundo”, muito pelo contrário, Leone costura com presteza várias tramas paralelas entre personagens e cenários épicos, que, ao final desemborcarão no local procurado. Este italiano é um daqueles bons contadores de histórias, que sem pressa, dão seu recado, como Robert Wise, David Lean, Anthony Mann e outros bambas da direção.



1 comentários:

Anônimo disse...

Meu, que que eu vô tê dizê desse filme? Esse sim é um filmaço, daqueles da lista ''tu não viu, não viveu''... Leone e Morricone, que dupla! E ali, o velho Clint!!!Clááássico totaaaal!!!

Related Posts with Thumbnails