quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Os filmes de sci-fi da Hammer - parte 2


por Quatermass



Antes de comentar os próximos títulos, cabe fazer um parêntese. A Hammer existiu de 1947 a 1978, apresentando fases bem distintas quanto à filmografia.




Nestes trinta anos foram produzidos 108 filmes pelo estúdio inglês, a maioria voltada para fantasia e terror, consagrando Peter Cushing e Christopher Lee
como protagonistas dos filmes de Drácula e Frankenstein.



A primeira fase, décadas de quarenta e cinqüenta, refletiam produções mais sérias, com incursões para a ficção científica, resgatando, como já disse, escritores como Nigel Kneale para roteirização destes filmes.




As produções da década de sessenta possuíam um tom mais escrachado, beirando a paródia: One Million Years BC (Um Milhão de Anos Antes de Cristo - 1966); e When Dinossaus Ruled the Earth (Quando os Dinossauros Dominavam a Terra - 1970), onde as homens e mulheres vestindo biquinis e tangas conviviam com dinossauros!!!! A década de setenta reflete a decadência e a falência da Hammer: poucos filmes produzidos.



Voltando ao assunto Sci-Fi, em 1961 produziu The Damned (Os Amaldiçoados), quando crianças são controladas por uma força maligna. Em 1969 a Hammer lançou Moon Zero Two, uma composição de Mercenários das Galáxias (1980), Outland (1981) e Matar ou Morrer (1952).




Por fim, cabe reconhecer outra jóia perdida da lembrança dos cinéfilos brasileiros, qual seja, o último filme da trilogia Quatermass: Quatermass and the Pit (Uma Sepultura para a Eternidade – 1967), que dos três, a crítica especializada afirma ser o mais fraco; no entanto, é o meu favorito!

O filme padece dos males da Hammer deste período, mas o roteiro de Kneale ainda é genial e superior ao produzido na época, resgatando para o cinema o episódio homônimo apresentado na televisão inglesa em 1957: durante escavações do metrô, trabalhadores descobrem uma espaçonave que ali estava há milhares de anos.


Em comum todos os filme desta trilogia possuem elementos de Arquivo X, e que felizmente, Chris Carter resgatou nos anos noventa. – Em tempo, sou fã de Arquivo X, mas Nigel Kneale foi além da premissa de Chris Carter. Até a próxima.




0 comentários:

Related Posts with Thumbnails